Antonio del Pollaiuolo (17 de janeiro de 1429/1433 - 4 de fevereiro de
1498), também conhecido como Antonio di Jacopo Pollaiuolo ou Antonio
Pollaiuolo, foi pintor, escultor, gravador e orfebre italiano durante o
Renascimento italiano.Tobias e o anjo, Antonio del PollaioloEle nasceu em Florença. Seu irmão, Piero, também era um artista, e os dois frequentemente trabalhavam juntos. O seu trabalho mostra as influências clássicas e o interesse pela anatomia humana; alegadamente, os irmãos realizaram dissecções para melhorar seu conhecimento sobre o assunto. Eles
tiraram seu apelido do comércio de seu pai, que na verdade vende aves
de capoeira (pollaio que significa "galinheiro" em italiano). Os primeiros estudos de goldsmithing e metalurgia de Antonio estavam
sob o pai ou Andrea del Castagno: o último provavelmente o ensinou
também na pintura.Outras fontes relatam que ele trabalhou na oficina de Florença de
Bartoluccio di Michele, onde Lorenzo Ghiberti também recebeu seu
treinamento.
Durante este tempo, ele também se interessou pela gravura.
Algumas
das pinturas de Pollaiuolo exibem forte brutalidade, das quais as
características podem ser estudadas no seu retrato de São Sebastião,
pintado em 1473-1475 para a Capela Pucci das SS. Annunziata de Florença. No entanto, em contraste, seus retratos femininos exibem uma calma e
uma atenção meticulosa aos detalhes da moda, como era a norma no
retratamento do final do século XV.Ele alcançou seus maiores sucessos como escultor e metalúrgico.A descrição exata de suas obras é duvidosa, pois seu irmão Piero fez muito em colaboração com ele.A adição do século XV dos gêmeos infantis Romulus e Remus a uma
escultura de bronze existente da loira mitológica romana antiga que os
cuidou foi atribuída por alguns.Ele só produziu uma gravura sobreviva, a Batalha dos Homens Nus, mas,
tanto em seu tamanho quanto em sua sofisticação, levou a impressão
italiana a novos níveis e continua sendo uma das cópias mais famosas do
Renascimento.
Em
1484, Antonio tomou a residência em Roma, onde executou o túmulo do
Papa Sixto IV, agora no Museu de São Pedro (terminado em 1493), uma
composição na qual ele manifestou novamente a qualidade do exagero nas
características anatômicas de as figuras. Em 1496, foi a Florença para dar os últimos retoques ao trabalho já iniciado na sacristia de Santo Spirito.Ele morreu em Roma como um homem rico, acabando de terminar seu
mausoléu do Papa Inocêncio VIII, também em São Pedro, e foi enterrado na
igreja de San Pietro em Vincoli, onde um monumento foi levado para ele
perto do de seu irmão.O
seu principal contributo para a pintura florentina situava-se na sua
análise do corpo humano em movimento ou sob condições de tensão, mas
também é importante para o seu interesse pioneiro na paisagem. Seus estudantes incluíram Sandro Botticelli.
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