terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Antonio del Pollaiuolo

Antonio del Pollaiuolo (17 de janeiro de 1429/1433 - 4 de fevereiro de 1498), também conhecido como Antonio di Jacopo Pollaiuolo ou Antonio Pollaiuolo, foi pintor, escultor, gravador e orfebre italiano durante o Renascimento italiano.Tobias e o anjo, Antonio del PollaioloEle nasceu em Florença. Seu irmão, Piero, também era um artista, e os dois frequentemente trabalhavam juntos. O seu trabalho mostra as influências clássicas e o interesse pela anatomia humana; alegadamente, os irmãos realizaram dissecções para melhorar seu conhecimento sobre o assunto. Eles tiraram seu apelido do comércio de seu pai, que na verdade vende aves de capoeira (pollaio que significa "galinheiro" em italiano). Os primeiros estudos de goldsmithing e metalurgia de Antonio estavam sob o pai ou Andrea del Castagno: o último provavelmente o ensinou também na pintura.Outras fontes relatam que ele trabalhou na oficina de Florença de Bartoluccio di Michele, onde Lorenzo Ghiberti também recebeu seu treinamento.
 
Durante este tempo, ele também se interessou pela gravura.


Algumas das pinturas de Pollaiuolo exibem forte brutalidade, das quais as características podem ser estudadas no seu retrato de São Sebastião, pintado em 1473-1475 para a Capela Pucci das SS. Annunziata de Florença. No entanto, em contraste, seus retratos femininos exibem uma calma e uma atenção meticulosa aos detalhes da moda, como era a norma no retratamento do final do século XV.Ele alcançou seus maiores sucessos como escultor e metalúrgico.A descrição exata de suas obras é duvidosa, pois seu irmão Piero fez muito em colaboração com ele.A adição do século XV dos gêmeos infantis Romulus e Remus a uma escultura de bronze existente da loira mitológica romana antiga que os cuidou foi atribuída por alguns.Ele só produziu uma gravura sobreviva, a Batalha dos Homens Nus, mas, tanto em seu tamanho quanto em sua sofisticação, levou a impressão italiana a novos níveis e continua sendo uma das cópias mais famosas do Renascimento.
Em 1484, Antonio tomou a residência em Roma, onde executou o túmulo do Papa Sixto IV, agora no Museu de São Pedro (terminado em 1493), uma composição na qual ele manifestou novamente a qualidade do exagero nas características anatômicas de as figuras. Em 1496, foi a Florença para dar os últimos retoques ao trabalho já iniciado na sacristia de Santo Spirito.Ele morreu em Roma como um homem rico, acabando de terminar seu mausoléu do Papa Inocêncio VIII, também em São Pedro, e foi enterrado na igreja de San Pietro em Vincoli, onde um monumento foi levado para ele perto do de seu irmão.O seu principal contributo para a pintura florentina situava-se na sua análise do corpo humano em movimento ou sob condições de tensão, mas também é importante para o seu interesse pioneiro na paisagem. Seus estudantes incluíram Sandro Botticelli.

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