terça-feira, 9 de agosto de 2011

obras de Rafael











Rafael Sanzio

Raffaello Sanzio da Urbino (italiano: [raffaˈɛllo ˈsantsjo da urˈbiːno]; 28 de março ou 6 de abril de 1483 - 6 de abril de 1520),
 conhecido como Rafael (/ ˈræfeɪəl /, US: / ˈræfiəl, ˌrɑːfaɪˈɛl /), foi um pintor e arquiteto italiano da Alta Renascença. Seu trabalho é admirado por sua clareza de forma, facilidade de composição e realização visual do ideal neoplatônico de grandeza humana. Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci, ele forma a tradicional trindade de grandes mestres daquele período.
Raphael foi enormemente produtivo, conduzindo uma oficina extraordinariamente grande e, apesar de sua morte aos 37 anos, deixando um grande corpo de trabalho. Muitas de suas obras são encontradas no Palácio do Vaticano, onde as salas Raphael com afrescos foram o principal e o maior trabalho de sua carreira. A obra mais conhecida é a Escola de Atenas no Vaticano Stanza della Segnatura. Depois de seus primeiros anos em Roma, muito de seu trabalho foi executado por sua oficina a partir de seus desenhos, com considerável perda de qualidade. Ele foi extremamente influente em sua vida, embora fora de Roma seu trabalho fosse mais conhecido por sua gravura colaborativa.
Após sua morte, a influência de seu grande rival Michelangelo foi mais difundida até os séculos XVIII e XIX, quando as qualidades mais serenas e harmoniosas de Rafael foram novamente consideradas os modelos mais elevados. Sua carreira cai naturalmente em três fases e três estilos, descrita pela primeira vez por Giorgio Vasari: seus primeiros anos na Úmbria, depois um período de cerca de quatro anos (1504-1508) absorvendo as tradições artísticas de Florença, seguidos por seus últimos doze anos agitados e triunfantes. anos em Roma, trabalhando para dois Papas e seus colaboradores próximos.
Raphael nasceu na cidade italiana de Urbino, pequena, mas artisticamente importante, na região de Marche, onde seu pai Giovanni Santi foi pintor da corte do Duque. A reputação do tribunal fora estabelecida por Federico III da Montefeltro, um condottiere de grande sucesso que fora criado pelo papa Duque de Urbino - Urbino fazia parte dos Estados Pontifícios - e que morreu um ano antes do nascimento de Rafael. A ênfase da corte de Federico era mais literária do que artística, mas Giovanni Santi era um poeta e um pintor, e havia escrito uma crônica rimada da vida de Federico, e ambos escreveram os textos e produziram a decoração para mascarar. como entretenimentos de tribunal. Seu poema para Federico mostra-o ansioso para mostrar a consciência dos mais avançados pintores do norte da Itália, e os primeiros artistas neerlandeses também. Na muito pequena corte de Urbino, ele provavelmente estava mais integrado ao círculo central da família governante do que a maioria dos pintores da corte.
Federico foi sucedido por seu filho Guidobaldo da Montefeltro, que se casou com Elisabetta Gonzaga, filha do governante de Mântua, o mais brilhante dos tribunais italianos menores, tanto para a música quanto para as artes visuais. Sob eles, o tribunal continuou como um centro de cultura literária. Crescer no círculo dessa pequena corte deu a Raphael as excelentes maneiras e habilidades sociais enfatizadas por Vasari.
 A vida da corte em Urbino logo após este período seria definida como o modelo das virtudes da corte humanista italiana através da representação de Baldassare Castiglione em sua obra clássica O Livro do Cortesão, publicada em 1528. Castiglione mudou-se para Urbino em 1504 , quando Raphael não estava mais lá, mas frequentemente visitava, e eles se tornaram bons amigos. Tornou-se próximo de outros visitantes regulares da corte: Pietro Bibbiena e Pietro Bembo, ambos cardeais posteriores, já estavam se tornando conhecidos como escritores, e estariam em Roma durante o período de Rafael ali. Raphael misturou-se facilmente nos círculos mais altos de toda a sua vida, um dos fatores que tendiam a dar uma impressão equivocada de falta de esforço em sua carreira. Ele não recebeu uma educação humanista completa; não está claro com que facilidade ele lê o latim.
Sua mãe Màgia morreu em 1491 quando Rafael tinha oito anos, seguido em 1 de agosto de 1494 por seu pai, que já havia se casado novamente. Rafael ficou órfão aos onze anos; seu guardião formal tornou-se seu único tio paterno Bartolomeo, um padre, que posteriormente se envolveu em litígio com sua madrasta. Ele provavelmente continuou a viver com sua madrasta quando não estava ficando como aprendiz com um mestre. Ele já havia mostrado talento, segundo Vasari, que diz que Raphael foi "uma grande ajuda para o pai".
 Um autorretrato de sua adolescência mostra sua precocidade.
 A oficina de seu pai continuou e, provavelmente junto com sua madrasta, Raphael evidentemente desempenhou um papel na administração desde muito cedo. Em Urbino, ele entrou em contato com os trabalhos de Paolo Uccello, anteriormente o pintor da corte (d. 1475), e Luca Signorelli, que até 1498 foi baseado na vizinha Città di Castello.
Segundo Vasari, seu pai o colocou na oficina do mestre da Úmbria Pietro Perugino como aprendiz "apesar das lágrimas de sua mãe". A evidência de um aprendizado vem apenas de Vasari e de outra fonte, e foi contestada - oito era muito cedo para um aprendizado começar. Uma teoria alternativa é que ele recebeu pelo menos algum treinamento de Timóteo Viti, que atuou como pintor da corte em Urbino a partir de 1495.
 A maioria dos historiadores modernos concorda que Rafael pelo menos trabalhou como assistente de Perugino por volta de 1500; a influência de Perugino nos primeiros trabalhos de Rafael é muito clara: "provavelmente nenhum outro aluno de gênio jamais absorveu tantos ensinamentos de seu mestre como Rafael", de acordo com Wölfflin. Vasari escreveu que era impossível distinguir entre suas mãos nesse período, mas muitos historiadores de arte moderna afirmam fazer melhor e detectar sua mão em áreas específicas de trabalhos de Perugino ou de sua oficina. Além da proximidade estilística, suas técnicas são muito semelhantes, por exemplo, com tinta aplicada grossa, usando um meio de verniz de óleo, em sombras e roupas mais escuras, mas muito finamente em áreas de carne. Um excesso de resina no verniz freqüentemente causa rachaduras nas áreas de pintura dos dois mestres.
 A oficina de Perugino foi ativa em Perugia e Florença, talvez mantendo dois ramos permanentes. Raphael é descrito como um "mestre", isto é, totalmente treinado, em dezembro de 1500.
Seu primeiro trabalho documentado foi o retábulo Baronci para a igreja de São Nicolau de Tolentino em Città di Castello, uma cidade a meio caminho entre Perugia e Urbino.
 Evangelista da Pian di Meleto, que havia trabalhado para o pai, também foi nomeado na comissão. Foi encomendado em 1500 e terminado em 1501; agora apenas algumas seções de corte e um desenho preparatório permanecem.
 Nos anos seguintes, ele pintou obras para outras igrejas de lá, incluindo a Crucificação da Lua (por volta de 1503) e o Casamento da Virgem de Brera (1504), e para Perugia, como o Retábulo de Oddi. Ele provavelmente também visitou Florença neste período. Estas são grandes obras, algumas em fresco, onde Raphael confiantemente organiza suas composições no estilo um pouco estático de Perugino. Ele também pintou muitas pequenas e requintadas pinturas de gabinetes nesses anos, provavelmente principalmente para os conhecedores da corte de Urbino, como as Três Graças e São Miguel, e ele começou a pintar Madonas e retratos.
 Em 1502 ele foi para Siena, a convite de outro aluno de Perugino, Pinturicchio, "ser amigo de Rafael e conhecê-lo como um desenhista da mais alta qualidade" para ajudar com os desenhos animados, e muito provavelmente os desenhos, para um afresco série na Biblioteca Piccolomini na Catedral de Siena. Ele evidentemente já estava muito em demanda, mesmo neste estágio inicial de sua carreira.
Raphael levou uma vida "nômade", trabalhando em vários centros no norte da Itália, mas passou um bom tempo em Florença, talvez a partir de 1504. Embora haja uma referência tradicional a um "período florentino" de 1504-8, ele era possivelmente nunca um residente contínuo lá.
 Ele pode ter precisado visitar a cidade para garantir materiais em qualquer caso. Há uma carta de recomendação de Rafael, datada de outubro de 1504, da mãe do próximo duque de Urbino ao Gonfaloniere de Florença: "O portador deste será encontrado para ser Raphael, pintor de Urbino, que, sendo muito dotado em sua profissão determinou que passasse algum tempo em Florença para estudar, e porque seu pai era muito digno e eu era muito ligado a ele, e o filho é um jovem sensato e bem-educado, em ambos os relatos, eu lhe dou grande amor. ... "
Como anteriormente com Perugino e outros, Raphael foi capaz de assimilar a influência da arte florentina, mantendo seu próprio estilo em desenvolvimento. Frescos em Perugia de cerca de 1505 mostram uma nova qualidade monumental nas figuras que podem representar a influência de Fra Bartolomeo, que segundo Vasari era amigo de Rafael. Mas a influência mais marcante no trabalho desses anos é Leonardo da Vinci, que retornou à cidade de 1500 a 1506. Os números de Rafael começam a assumir posições mais dinâmicas e complexas, e embora seus temas pintados ainda sejam na maior parte tranquilos, ele fez estudos elaborados de luta contra homens nus, uma das obsessões do período em Florença. Outro desenho é um retrato de uma jovem que usa a composição piramidal de três quartos da Mona Lisa recém-concluída, mas ainda parece completamente com o Raphaelesque. Outra das invenções compositivas de Leonardo, a piramidal Sagrada Família, foi repetida em uma série de obras que permanecem entre suas mais famosas pinturas de cavalete. Há um desenho de Rafael na Coleção Real de Leda e Cisne perdida de Leonardo, da qual ele adaptou o contraponto de sua própria Santa Catarina de Alexandria.
 Ele também aperfeiçoa sua própria versão da modelagem de sfumato de Leonardo, para dar sutileza à sua pintura de carne, e desenvolve a interação de olhares entre seus grupos, que são muito menos enigmáticos que os de Leonardo. Mas ele mantém a luz suave de Perugino em suas pinturas.
Leonardo era mais de trinta anos mais velho que Rafael, mas Michelangelo, que estava em Roma para esse período, tinha apenas oito anos mais do que ele. Michelangelo já não gostava de Leonardo, e em Roma passou a desgostar ainda mais de Rafael, atribuindo conspirações contra ele ao homem mais jovem.
 Raphael teria conhecimento de seus trabalhos em Florença, mas em seu trabalho mais original destes anos, ele se lança em uma direção diferente. Sua Deposição de Cristo baseia-se em sarcófagos clássicos para espalhar as figuras na frente do espaço da imagem em um arranjo complexo e não totalmente bem-sucedido. Wöllflin detecta na figura ajoelhada à direita a influência da Madona em Doni Tondo, de Michelangelo, mas o resto da composição está muito distante de seu estilo, ou de Leonardo. Embora altamente considerado na época, e muito mais tarde retirado à força de Perugia pelos Borghese, ele fica bastante sozinho no trabalho de Rafael. Seu classicismo mais tarde tomaria uma direção menos literal.
No final de 1508, Raphael mudou-se para Roma, onde viveu pelo resto de sua vida. Ele foi convidado pelo novo Papa Júlio II, talvez por sugestão de seu arquiteto Donato Bramante, então engajado na Basílica de São Pedro, que veio de fora de Urbino e era parente distante de Rafael. Ao contrário de Michelangelo, que permanecia em Roma por vários meses após sua primeira convocação, Raphael foi imediatamente encarregado por Júlio de afixar o que se pretendia tornar a biblioteca particular do papa no Palácio do Vaticano.
 Esta foi uma comissão muito maior e mais importante do que qualquer outra que ele tenha recebido antes; ele havia pintado apenas um retábulo na própria Florença. Vários outros artistas e suas equipes de assistentes já estavam trabalhando em salas diferentes, muitos pintando sobre pinturas recentemente concluídas encomendadas pelo antecessor odiado de Júlio, Alexandre VI, cujas contribuições e armas, Júlio estava determinado a apagar do palácio.
 Michelangelo, enquanto isso, foi contratado para pintar o teto da Capela Sistina.
Este primeiro dos famosos "Stanze" ou "Raphael Rooms" a ser pintado, agora conhecido como a Stanza della Segnatura após o seu uso no tempo de Vasari, foi para causar um impacto impressionante na arte romana, e permanece geralmente considerado como sua maior obra-prima, contendo a Escola de Atenas, o Parnaso e a Disputa. Raphael foi então dado mais salas para pintar, deslocando outros artistas, incluindo Perugino e Signorelli. Ele completou uma sequência de três salas, cada uma com pinturas em cada parede e muitas vezes os tetos também, deixando cada vez mais o trabalho de pintar de seus desenhos detalhados para a grande e qualificada equipe de oficinas que ele havia adquirido, acrescentando uma quarta sala, provavelmente incluindo apenas alguns elementos desenhados por Rafael, após sua morte prematura em 1520. A morte de Júlio em 1513 não interrompeu a obra, pois foi sucedido pelo último papa de Rafael, o papa Medici Leão X, com quem Rafael formou um relacionamento ainda mais próximo. e quem continuou a comissioná-lo.
 O amigo de Rafael, o cardeal Bibbiena, também era um dos antigos tutores de Leo e um grande amigo e conselheiro.
Raphael foi claramente influenciado pelo teto da Capela Sistina de Michelangelo no curso da pintura da sala. Vasari disse Bramante deixá-lo em segredo. A primeira seção foi concluída em 1511 e a reação de outros artistas à assustadora força de Michelangelo foi a questão dominante na arte italiana nas décadas seguintes. Raphael, que já havia mostrado seu dom para absorver influências em seu próprio estilo pessoal, chegou ao desafio talvez melhor do que qualquer outro artista. Um dos primeiros e mais claros exemplos foi o retrato na Escola de Atenas do próprio Michelangelo, como Heráclito, que parece extrair claramente dos Sybils e ignudi do teto da Capela Sistina. Outras figuras e pinturas posteriores na sala mostram as mesmas influências, mas ainda coesas com o desenvolvimento do estilo de Rafael.
 Michelangelo acusou Rafael de plágio e anos após a morte de Rafael, queixou-se em uma carta que "tudo o que ele sabia sobre arte ele tirou de mim", embora outras citações mostrem reações mais generosas.
Essas composições muito grandes e complexas têm sido consideradas desde então entre as obras supremos da grande maneira do Alto Renascimento, e a "arte clássica" do Ocidente pós-antigo. Eles dão uma representação altamente idealizada das formas representadas, e as composições, embora cuidadosamente concebidas em desenhos, alcançam "sprezzatura", um termo inventado por seu amigo Castiglione, que definiu como "uma certa indiferença que esconde toda a arte e faz qualquer coisa". um diz ou parece desinteressado e sem esforço ... ".
 De acordo com Michael Levey, "Rafael dá suas uma clareza e graça sobre-humanas em um universo de certezas euclidianas".
 A pintura é quase toda da mais alta qualidade nas duas primeiras salas, mas as composições posteriores da Stanze, especialmente aquelas que envolvem ação dramática, não são tão bem-sucedidas tanto na concepção quanto na sua execução pela oficina.
Os projetos do Vaticano levaram a maior parte do tempo, embora ele tenha pintado vários retratos, incluindo os de seus dois principais patronos, os papas Júlio II e seu sucessor Leão X, o primeiro considerado um dos seus melhores. Outros retratos eram de seus próprios amigos, como Castiglione, ou o imediato círculo papal. Outros governantes pressionaram pelo trabalho, e o rei Francisco I da França recebeu duas pinturas como presentes diplomáticos do papa.
 Para Agostino Chigi, o imensamente rico banqueiro e tesoureiro papal, pintou o Triunfo de Galatea e desenhou outros afrescos decorativos para sua Villa Farnesina, uma capela na igreja de Santa Maria della Pace e mosaicos na capela funerária de Santa Maria del Popolo. Ele também projetou algumas das decorações para a Villa Madama, o trabalho em ambas as moradias sendo executado por sua oficina.
Uma de suas comissões papais mais importantes foi a Raphael Cartoons (agora no Victoria and Albert Museum), uma série de 10 desenhos animados, dos quais sete sobrevivem, para tapeçarias com cenas das vidas de São Paulo e São Pedro, para a Capela Sistina . Os cartuns foram enviados para Bruxelas para serem tecidos na oficina de Pier van Aelst. É possível que Rafael tenha visto a série finalizada antes de sua morte - eles provavelmente foram concluídos em 1520.
 Ele também projetou e pintou o Loggie no Vaticano, uma galeria longa e fina que depois se abre para um pátio de um lado, decorado com grottesche de estilo romano.
 Ele produziu uma série de retábulos significativos, incluindo o Êxtase de Santa Cecília e a Madona Sistina. Seu último trabalho, no qual estava trabalhando até sua morte, foi uma grande Transfiguração, que junto com Il Spasimo mostra a direção que sua arte estava tomando em seus últimos anos - mais proto-barroco que maneirista.
Raphael pintou várias de suas obras em suporte de madeira (Madonna of the Pinks), mas ele também usou tela (Sistine Madonna) e ele era conhecido por empregar óleos de secagem, como óleos de linhaça ou noz. Sua paleta era rica e ele usava quase todos os pigmentos então disponíveis, como ultramarine, chumbo-tin-amarelo, carmim, vermelhão, lago mais louco, verdete e ocres. Em várias de suas pinturas (Ansidei Madonna) ele até empregou o raro lago de pau-brasil, o ouro em pó metálico e até mesmo o bismuto metálico em pó menos conhecido.
Vasari diz que Raphael eventualmente teve um workshop de cinquenta alunos e assistentes, muitos dos quais mais tarde se tornaram artistas importantes por direito próprio. Esta foi, sem dúvida, a maior equipe de oficina reunida sob um único pintor de antigos mestres, e muito superior à norma. Eles incluíam mestres estabelecidos de outras partes da Itália, provavelmente trabalhando com suas próprias equipes como sub-contratados, bem como alunos e artífices. Temos muito pouca evidência do funcionamento interno do workshop, além das obras de arte em si, que muitas vezes são muito difíceis de atribuir a uma determinada mão.
As figuras mais importantes eram Giulio Romano, um jovem aluno de Roma (com apenas 21 anos na morte de Rafael) e Gianfrancesco Penni, já mestre florentino. Eles foram deixados muitos dos desenhos de Rafael e outros bens, e até certo ponto continuaram a oficina depois da morte de Raphael. Penni não conseguiu uma reputação pessoal igual à de Giulio, já que após a morte de Rafael tornou-se o colaborador menos que igual de Giulio, por sua vez, durante grande parte de sua carreira subsequente. Perino del Vaga, já mestre, e Polidoro da Caravaggio, supostamente promovido de um trabalhador que transportava materiais de construção no local, também se tornaram pintores notáveis ​​por direito próprio. O parceiro de Polidoro, Maturino da Firenze, foi, como Penni, ofuscado na reputação subsequente por seu parceiro. Giovanni da Udine tinha um status mais independente e era responsável pelo trabalho de estuque decorativo e grotescos em torno dos afrescos principais. A maioria dos artistas foram dispersos depois, e alguns foram mortos pelo violento Sack of Rome em 1527.
 Isso contribuiu, no entanto, para a difusão de versões do estilo de Rafael ao redor da Itália e além.
Vasari enfatiza que Raphael fez uma oficina muito harmoniosa e eficiente, e teve uma habilidade extraordinária em suavizar os problemas e discussões com os patronos e seus assistentes - um contraste com o padrão tempestuoso das relações de Michelangelo com ambos.
 No entanto, apesar de Penni e Giulio serem suficientemente habilidosos para distinguir entre suas mãos e a de Raphael às vezes ainda é difícil, não há dúvida de que muitas das pinturas posteriores de Raphael, e provavelmente algumas de suas pinturas de cavalete, são mais notáveis ​​por suas pinturas. design do que a sua execução. Muitos de seus retratos, se em bom estado, mostram seu brilhantismo no manuseio detalhado da pintura até o final de sua vida.
Outros alunos ou assistentes incluem Raffaellino del Colle, Andrea Sabbatini, Bartolomémo Ramenghi, Pellegrino Aretusi, Vincenzo Tamagni, Battista Dossi, Tommaso Vincidor, Timóteo Viti (o pintor Urbino) e o escultor e arquiteto Lorenzetto (cunhado de Giulio).
 Os impressores e arquitetos no círculo de Rafael são discutidos abaixo. Afirmou-se que o flamengo Bernard van Orley trabalhou para Rafael por um tempo, e Luca Penni, irmão de Gianfrancesco e mais tarde membro da Primeira Escola de Fontainebleau, pode ter sido um membro da equipe.
Após a morte de Bramante, em 1514, Rafael foi nomeado arquiteto da nova São Pedro. A maior parte de seu trabalho foi alterada ou demolida após sua morte e a aceitação do projeto de Michelangelo, mas alguns desenhos sobreviveram. Parece que seus projetos teriam tornado a igreja bem mais sombria do que o desenho final, com maciços pilares até a nave, "como um beco", segundo uma análise póstuma crítica de Antonio da Sangallo the Younger. Talvez se assemelhasse ao templo no fundo da Expulsão de Heliodoro do Templo.
Ele projetou vários outros edifícios, e por um curto período foi o arquiteto mais importante de Roma, trabalhando para um pequeno círculo ao redor do papado. Júlio fizera alterações no plano de ruas de Roma, criando várias novas vias de comunicação e queria que elas fossem preenchidas por palácios esplêndidos.
Um edifício importante, o Palazzo Branconio dell'Aquila para o camarista papal de Lion, Giovanni Battista Branconio, foi completamente destruído para dar lugar à praça de Bernini para São Pedro, mas os desenhos da fachada e do pátio permanecem. A fachada era excepcionalmente ricamente decorada para o período, incluindo tanto painéis pintados no topo (de três), quanto muita escultura no meio.
Os principais projetos da Villa Farnesina não foram de Rafael, mas ele projetou e decorou com mosaicos a Capela Chigi para o mesmo patrono, Agostino Chigi, o Tesoureiro Papal. Outro prédio, para o médico do papa Leão, o Palazzo di Jacobo da Brescia, foi transferido nos anos 1930, mas sobreviveu; isso foi projetado para complementar um palácio na mesma rua de Bramante, onde o próprio Rafael viveu por um tempo.
A Villa Madama, um luxuoso retiro encampado para o cardeal Giulio de 'Medici, mais tarde papa Clemente VII, nunca foi terminado, e seus planos completos devem ser reconstruídos especulativamente. Ele produziu um projeto a partir do qual os planos de construção final foram concluídos por Antonio da Sangallo, o Jovem. Mesmo incompleto, foi o projeto de moradia mais sofisticado já visto na Itália e influenciou grandemente o desenvolvimento posterior do gênero; parece ser o único edifício moderno em Roma do qual Palladio fez um desenho medido.
Apenas algumas plantas permanecem para um grande palácio planejado para ele mesmo na nova via Giulia, no río de Regola, para o qual ele estava acumulando a terra em seus últimos anos. Foi em uma ilha irregular perto do rio Tibre. Parece que todas as fachadas deviam ter uma gigantesca ordem de pilastras subindo pelo menos dois andares até a altura total do piano nobile, "uma característica gililanqüila sem precedentes no design do palácio particular".
Em 1515, recebeu o título de "prefeito" de todas as antiguidades desenterradas dentro da cidade ou a uma milha de distância. Rafael escreveu uma carta ao papa Leão sugerindo maneiras de impedir a destruição de monumentos antigos e propôs uma pesquisa visual da cidade para registrar todas as antiguidades de maneira organizada. As preocupações do papa não eram exatamente as mesmas; ele pretendia continuar a reutilizar a antiga maçonaria na construção de São Pedro, mas queria garantir que todas as antigas inscrições fossem registradas e a escultura preservada antes de permitir que as pedras fossem reutilizadas.
Rafael era um dos melhores desenhistas da história da arte ocidental e usava desenhos extensivamente para planejar suas composições. De acordo com um quase contemporâneo, ao começar a planejar uma composição, ele colocava no chão um grande número de desenhos de ações, e começava a desenhar "rapidamente", emprestando figuras daqui e dali.
 Mais de quarenta esboços sobrevivem para a Disputa no Stanze, e pode muito bem ter havido muitos mais originalmente; mais de quatrocentas folhas sobrevivem completamente. Ele usou diferentes desenhos para refinar suas poses e composições, aparentemente em maior extensão do que a maioria dos outros pintores, a julgar pelo número de variantes que sobrevivem: "... É assim que o próprio Rafael, que era tão rico em inventividade, costumava trabalho, sempre chegando com quatro ou seis maneiras de mostrar uma narrativa, cada um diferente do resto, e todos eles cheios de graça e bem feito ". escreveu outro escritor após sua morte.
 Para John Shearman, a arte de Raphael marca "uma mudança de recursos da produção para a pesquisa e o desenvolvimento".
Quando uma composição final era alcançada, desenhos animados ampliados em escala maior eram feitos com frequência, os quais eram então espetados com um alfinete e "atacados" com um saco de fuligem para deixar linhas pontilhadas na superfície como um guia. Ele também fez uso extraordinariamente extenso, tanto em papel quanto em gesso, de uma "caneta cega", arranhando linhas que deixavam apenas um recuo, mas nenhuma marca. Estes podem ser vistos na parede da Escola de Atenas e nos originais de muitos desenhos.
 Os "Desenhos Animados de Raphael", como desenhos de tapeçaria, foram totalmente coloridos em um meio de cola, já que foram enviados a Bruxelas para serem seguidos pelos tecelões.
Em trabalhos posteriores pintados pela oficina, os desenhos são muitas vezes dolorosamente mais atraentes do que as pinturas.
 A maioria dos desenhos de Raphael é bastante precisa - até mesmo esboços iniciais com figuras de contornos nus são cuidadosamente desenhados, e desenhos de trabalho posteriores geralmente têm um alto grau de acabamento, com sombreado e às vezes realces em branco. Eles não têm a liberdade e a energia de alguns dos esboços de Leonardo e Michelangelo, mas são quase sempre esteticamente muito satisfatórios. Ele foi um dos últimos artistas a usar o metalpoint (literalmente, uma peça pontiaguda de prata ou outro metal) extensivamente, embora também tenha feito um uso excelente do meio mais livre de giz vermelho ou preto.
 Em seus últimos anos, ele foi um dos primeiros artistas a usar modelos femininos para desenhos preparatórios - os alunos masculinos ("garzoni") eram normalmente usados ​​para estudos de ambos os sexos.
Raphael não fez cópias pessoalmente, mas entrou em uma colaboração com Marcantonio Raimondi para produzir gravuras para os desenhos de Rafael, que criaram muitas das mais famosas gravuras italianas do século, e foi importante na ascensão da impressão reprodutiva. Seu interesse era incomum em um artista tão importante; de seus contemporâneos, foi compartilhado apenas por Ticiano, que trabalhou muito menos com sucesso com Raimondi.
 Um total de cerca de cinquenta impressões foram feitas; alguns eram cópias das pinturas de Raphael, mas outros desenhos foram aparentemente criados por Raphael puramente para serem transformados em gravuras. Raphael fez desenhos preparatórios, muitos dos quais sobrevivem, para Raimondi traduzir em gravura.
As estampas originais mais famosas que resultaram da colaboração foram Lucretia, o Julgamento de Paris e O Massacre dos Inocentes (dos quais duas versões virtualmente idênticas foram gravadas). Entre as gravuras das pinturas, o Parnassus (com diferenças consideráveis) e Galatea também eram especialmente bem conhecidos. Fora da Itália, as gravuras reprodutivas de Raimondi e outros foram a principal maneira pela qual a arte de Rafael foi experimentada até o século XX. Baviero Carocci, chamado "Il Baviera" por Vasari, um assistente que Raphael evidentemente confiava em seu dinheiro, acabou no controle da maioria das placas de cobre após a morte de Raphael, e teve uma carreira de sucesso na nova ocupação de uma editora de gravuras.
De 1517 até sua morte, Rafael viveu no Palazzo Caprini no Borgo, em grande estilo em um palácio projetado por Bramante. Ele nunca se casou, mas em 1514 ficou noivo de Maria Bibbiena, sobrinha do Cardeal Médici Bibbiena; ele parece ter sido convencido por seu amigo, o cardeal, e sua falta de entusiasmo parece ser demonstrada pelo casamento não ter ocorrido antes de sua morte, em 1520.
 Diz-se que ele teve muitos casos, mas um elemento permanente em sua vida em Roma foi "La Fornarina", Margherita Luti, filha de um padeiro (fornaro) chamado Francesco Luti de Siena, que morava na Via del Governo Vecchio.
 Ele foi feito um "noivo da câmara" do papa, que lhe deu status na corte e uma renda adicional, e também um cavaleiro da Ordem Papal do Esporão de Ouro. Vasari alega que ele havia brincado com a ambição de se tornar um cardeal, talvez depois de algum incentivo de Leo, que também pode ser responsável por atrasar seu casamento.
A morte prematura de Rafael na Sexta-feira Santa (6 de abril de 1520), que possivelmente foi seu aniversário de 37 anos, deveu-se a causas pouco claras, com várias possibilidades levantadas pelos historiadores.
 Vasari também diz que Raphael também nasceu em uma Sexta-Feira Santa, que em 1483 caiu em 28 de março.
Seja qual for a causa, em sua doença aguda, que durou quinze dias, Rafael foi composto o suficiente para confessar seus pecados, receber os últimos ritos e colocar seus assuntos em ordem. Ele ditou seu testamento, no qual deixou fundos suficientes para o cuidado de sua amante, confiado a sua fiel servente Baviera e deixou a maior parte de seu conteúdo de estúdio para Giulio Romano e Penni. A seu pedido, Rafael foi enterrado no Panteão.
Seu funeral foi extremamente grandioso, assistido por grandes multidões. A inscrição em seu sarcófago de mármore, um distílico elegíco escrito por Pietro Bembo, diz: "Ille hic est Raffael, timuit quo sospite vinci, rerum magna parens et moriente mori", significando: "Aqui jaz o famoso Rafael de quem a natureza temia ser conquistada enquanto ele vivia, e quando ele estava morrendo, temia a si mesma para morrer ".
Rafael era muito admirado por seus contemporâneos, embora sua influência no estilo artístico em seu próprio século fosse menor que a de Michelangelo. O maneirismo, começando na época de sua morte, e depois no barroco, tomou a arte "em uma direção totalmente oposta" às qualidades de Rafael; "com a morte de Rafael, a arte clássica - a Alta Renascença - diminuiu", como disse Walter Friedländer.
 Ele logo foi visto como o modelo ideal por aqueles que não gostavam dos excessos do maneirismo:

a opinião ... foi geralmente realizada em meados do século XVI que Rafael era o pintor equilibrado ideal, universal em seu talento, satisfazendo todos os padrões absolutos, e obedecendo a todas as regras que deveriam governar as artes, enquanto Michelangelo era o gênio excêntrico, mais brilhante que qualquer outro artista em seu campo particular, o desenho do nu masculino, mas desequilibrado e carente de certas qualidades, como graça e contenção, essenciais ao grande artista. Aqueles, como Dolce e Aretino, que sustentavam esse ponto de vista, eram geralmente os sobreviventes do humanismo renascentista, incapazes de seguir Michelangelo enquanto ele se mudava para o maneirismo.
O próprio Vasari, apesar de seu herói permanecer em Michelangelo, passou a ver sua influência como prejudicial em alguns aspectos, e adicionou passagens à segunda edição da Vidas expressando visões semelhantes.
As composições de Rafael eram sempre admiradas e estudadas, e se tornaram a pedra angular do treinamento das Academias de arte. Seu período de maior influência foi do final do século XVII até o final do século XIX, quando seu perfeito decoro e equilíbrio foram muito admirados. Ele foi visto como o melhor modelo para a pintura da história, considerado o mais alto na hierarquia de gêneros. Sir Joshua Reynolds em seus discursos elogiou sua "dignidade simples, grave e majestosa" e disse que "em geral é o principal dos primeiros [isto é, os melhores] pintores", especialmente para seus afrescos (nos quais ele incluiu os "Desenhos de Rafael"). ), enquanto "Michael Angelo reivindica a próxima atenção. Ele não possuía tantas excelências como Raffaelle, mas aqueles que ele tinha eram do mais alto tipo ..." Ecoando as visões do século dezesseis acima, Reynolds prossegue dizendo de Raphael:
A excelência desse homem extraordinário reside na propriedade, beleza e majestade de seus personagens, em seu julgamento criterioso de sua composição, correção de desenho, pureza de gosto e acomodação habilidosa das concepções de outros homens para seu próprio propósito. Ninguém se destacou nesse julgamento, com o qual ele uniu suas próprias observações sobre a natureza a energia de Michael Angelo, e a beleza e simplicidade da antiguidade. Para a questão, portanto, que deve ter o primeiro posto, Raffaelle ou Michael Angelo, deve-se responder que, se é para ser dado àquele que possuía uma maior combinação das qualidades superiores da arte do que qualquer outro homem, não há dúvidas, mas Raffaelle é o primeiro. Mas se, de acordo com Longino, o sublime, sendo a mais alta excelência que a composição humana pode alcançar, compensa abundantemente a ausência de todas as outras belezas e expia todas as outras deficiências, então Michael Angelo exige a preferência.
Reynolds ficou menos entusiasmado com as pinturas em painel de Raphael, mas o leve sentimentalismo delas as tornou enormemente populares no século 19: "Estamos familiarizados com elas desde a infância, através de uma massa muito maior de reproduções do que qualquer outro artista no mundo. já teve ... "escreveu Wölfflin, que nasceu em 1862, das Madonas de Raphael.
Na Alemanha, Rafael teve uma imensa influência na arte religiosa do movimento nazareno e na escola de pintura de Düsseldorf no século XIX. Em contraste, na Inglaterra, a Fraternidade Pré-rafaelita reagiu explicitamente contra sua influência (e a de seus admiradores como Joshua Reynolds), buscando retornar a estilos anteriores ao que eles viam como sua influência perniciosa. De acordo com um crítico cujas idéias os influenciaram bastante, John Ruskin:
A destruição das artes da Europa partiu daquela câmara [a Stanza della Segnatura], e foi provocada em grande parte pelas excelentes excelências do homem que marcaram assim o início do declínio. A perfeição da execução e a beleza da característica que foram alcançadas em suas obras, e naquelas de seus grandes contemporâneos, tornaram o acabamento da execução e a beleza da forma os principais objetos de todos os artistas; e, daí em diante, a execução foi mais procurada do que pensada, e a beleza, e não a veracidade.
E como eu lhe disse, estas são as duas causas secundárias do declínio da arte; o primeiro é a perda do propósito moral. Por favor, note-os claramente. Na arte medieval, o pensamento é a primeira coisa, executar o segundo; na arte moderna a execução é a primeira coisa, e pensou o segundo. E mais uma vez, na arte medieval, a verdade é a primeira, a beleza segundo; na arte moderna, a beleza é a primeira, a segunda verdade. Os princípios medievais levaram a Raphael, e os princípios modernos o conduziram.


Arte Sacrosanta: Obras de Rubens

Arte Sacrosanta: Obras de Rubens

Obras de Rubens