sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fra Angelico

Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini, mais conhecido comoFra Angelico, (Vicchio di Mugello1387 — Roma18 de Fevereiro de 1455) foi um pintor italiano, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento.
É também chamado Beato Angelicofra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado no convento dominicano de Fiesole, em 1407. Guido di Pietro, ou Guidolino "da Pietro" (i.e., filho de Pietro), porém, foi seu nome de batismo.
Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Entre 1409 e1418 foi exilado, com o resto da comunidade, por se oporem ao Papa Alexandre V. Em 1436 ele e a comunidade se deslocaram para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. Em 1447 e 1448 esteve em Roma, e de novo em 1452, trabalhando na corte do papa, decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano e aceitando encomendas em Orvieto. Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.
Supõe-se que estudou a arte da iluminura com Lorenzo Monaco, cultivador do estilo gótico internacional. Influenciado por Gentile da Fabriano, e por Lorenzo Ghiberti, Fra Angelico adotou novas formas da Renascença em seus afrescos e nos painéis, desenvolvendo um estilo único, caracterizado por cores suaves, claras, formas elegantes, composições muito contrabalançadas. Acrescenta a sua linguagem pictórica as contribuições de Masaccio, enriquecidas com um achado genial:
o uso da luz com uma intenção nada naturalista mas estética, expressa através de um uso inteligente da cor. Sua pintura essencialmente religiosa está dominada por um espírito contemplativo pois concebe a pintura como uma espécie de oração. Seus temas mais frequentes e característicos são a Virgem com o Menino, a coroação da Virgem e a Anunciação.
Nas suas representações do paraíso, pinta com dedicação e amor franciscanos flores e ervas dos prados por onde caminham os escolhidos. Uma das suas obras de mais substância é «A Descida», em que se presta mais atenção à veneração e amor dos santos que ao sofrimento de Cristo.
Do ponto de vista técnico, Fra Angélico parte do gosto preciosista e delicado do gótico internacional, enriquecido com o interesse pela perspectiva característico da época. Insiste mais na linha que na cor. Pelos seus temas, pelo seu tratamento da natureza, pela sua incorporação da arquitectura, é inequivocamente renascentista. Pinta frequentemente em colaboração com os seus discípulos.
Em suas pinturas também expressa o sentimento interior das pessoas, como na Obra O Juízo Final, Fra Angelico tenta expressar o amargo e a alegria numa sintonia de cores vivas saindo do padrão Medieval que era voltado somente a Deus e entrando no Renascimento que era voltado ao homem.
A maior parte das suas obras conservam-se no claustro, nas celas e nas salas do mencionado Convento de S. Marcos, cujas paredes mostram murais com cenas e figuras religiosas («Dois Dominicanos Atendendo Jesus Peregrino», «S. Pedro Mártir»). De entre os frescos da Capela Nicolina, a capela do Papa Nicolau V no Vaticano, destacam-se «A Lenda da Santo Estêvão» e «A Lenda de S. Lourenço».
Entre as suas obras principais estão o "Retábulo da Madona", em Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre, Paris); o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires" (National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri); e o "Juízo final" (Galeria Nacional, Roma).
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1982 passando a ser chamado "Beato Fra Angelico".
No dia 14 de novembro de 2006 foram encontrados mais dois painéis por eles pintados, perdidos há mais de 200 anos, numa modesta casa em Oxford, na Inglaterra.

Biagio d'Antonio

Biagio d'Antonio foi treinado em Florença, onde foi influenciado principalmente pelo estilo elegante, linear de Fra Filippo Lippi. Por 1476, ele havia se estabelecido como um pintor independente em Faenza, onde permaneceu por pelo menos 30 anos e construiu uma grande Bottega, ou workshop. Ele continuou a trabalhar em outras partes da Itália também. Biagio colaborou com Domenico Ghirlandaio, considerado o melhor pintor afresco em Florença, incorporando as composições de Ghirlandaio e tipos faciais em suas próprias pinturas. 
Biagio favoreceu as cores brilhantes, cristalinos, tapetes de flores, detalhes do gênero, e fundos de paisagem da arte do norte da Europa, embora os estudiosos estão incertos sobre exatamente como ele ficou exposto a pintura flamenga e alemã. 
Biagio pintou muitos assuntos religiosos, em especial a Madonna e Criança, e ele também pode ter feito miniaturas para uma Bíblia. Em seus temas mitológicos e clássicos, Biagio animado suas narrativas pictóricas com trajes e armaduras ricas e altamente colorido. Ele criou muitos painéis para Cassoni, os baús casamento elaboradamente esculpidos e decorados que detinham enxoval de noiva. 

Antonello da Messina

Antonello di Giovanni d'Antonio, em siciliano Antonellu di Giovanni d'Antoniu di Missina, de seu nome artísticoAntonello da Messina (Messina1430 — Messina, 1479) foi um dos melhores pintores do Renascimento italiano.
Nativo da Sicilia, Antonello da Messina é considerado um dos introductores das técnicas pictóricas de óleo na Itália.
Fazendo parte de uma família de artesãos, Antonello da Messina teve, desde cedo, um grande contacto com as artes, sobretudo com a pintura, arte pela qual se apaixonou.
Realizou a sua aprendizagem de 1445 a 1446 com o mestre Niccolò Antonio Colantonio, em Nápoles. Aqui começou a perceber a importância da luz, que já vigorava na pintura italiana, mesmo estando na pré-Renascença.
Supõe-se que trabalhou em Milão, por volta de 1450, para os patronos da cidade: os Sforza. Tal hipótese revela-se quase uma certeza, já que nas actas dos Sforza figuram pintores contratados, entre eles "Antonellus Sicilianus", que se supõe ser Antonello da Messina.
Os seus trabalhos eram muitas vezes confundidos com trabalhos de artistas flamengos, devido ao seu detalhismo e solene rigor, à harmonia dos tons e das cenas representadas, à delicadeza das cores, aspectos tipícos dos "Primitivos Flamengos", como Jan van Eyck e Rogier van der Weyden.
Porém, a partir de 1460, decidiu voltar-se para a pintura italiana e notoriamente renascentista, começando a usar a perspectiva, a destacar as figuras representadas e a dar mais ênfase às cores, sendo , neste período, proeminente a influência de Piero della Francesca. Tais aspectos são visíveis no quadro A Virgem e o Menino.
Mestre conhecido em toda a Itália, foi contratado em Veneza, onde realiza uma das suas obras-primas:Retábulo de São Casiano, em 1476.Contudo, sentindo-se doente volta a Messina, a sua terra natal, onde morre dias depois.
o
Da sua obra há que denotar A Virgem da Anunciação, obra pintada em 1475 e albergada actualmente pelo museu siciliano "Palazzo Abatellis", e São Sebastião, quadro exposto, hoje, numa galeria de arte em Dresden.
A sua obra influênciou muitos artistas, entre eles Petrus ChristusLorenzo LottoZanetto BugattoPier Maria Pennacchi e Giovanni Bellini.






quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Boccaccio Boccaccino

 (Ferrara, ante 1466 – Cremona1525) è stato un pittore italiano.








Figlio del noto ricamatore Antonio de Bochacis al servizio degli Estensi, i primi testi di arte studiati furono quelli della scuola ferrarese e soprattutto di Ercole de' Roberti, come testimoniano le opere realizzate negli ultimi quindici anni del XV secolo, un serie diMadonne col Bambino e Santi e la famosa Andata al Calvario conservata alla National Gallery londinese oltre alla pala per gli agostiniani di Genova del 1493 andata perduta.
In queste prime opere, il pittore manifestò una certa predilezione per tinte calde e intense, oltre alla ricerca di luminosità e volumetria di derivazione belliniana. Inoltre non mancarono spunti di scuola umbra, per il formalismo ed il ritmo, imparati studiando il polittico delPerugino a Cremona, dove Boccaccino era impegnato per raffigurazioni di santi, che costituirono il primo vero e proprio caposaldo della sua carriera, con gli affreschi diSant'Agostino a Cremona1497 e del Duomo di Ferrara1503, una parte perduti e un'altra conservati in frammenti, per cui pur non essendo completamente chiaro il suo percorso formativo, gli storici dell'arte sono certi che sia avvenuto nell'ambito del classicismo delle corti padane dell'inizio del XVI secolo (Francesco Francia e Lorenzo Costa il Vecchio).
Nei primi anni del secolo l'artista dovette soggiornare a Venezia (dove è documentato nel1506) e conoscere la pittura di Giorgione; agli anni immediatamente successivi risalgono i primi lavori per la decorazione a fresco del Duomo di Cremona (Cristo in gloria nell'abside eAnnunciazione sull'arco trionfale, 1506-1507), nei quali rafforzò ancora di più la tendenza a un ordine classicheggiante con colori accesi.
Negli anni successivi Boccaccino dovette soggiornare a Roma intorno al 1513 assieme a Gianfrancesco Bembo (le fonti ricordano una sua pala a Santa Maria in Traspontinadistrutta nel tempo), mentre tra il 1523 e il 1524 riprese la sua attività cremonese affrescando la navata del Duomo con otto Scene della vita della Vergine e la Disputa di Gesù nel tempio, unanimemente considerate tra i suoi capolavori e ispirati anche dalle bellezze artistiche osservate nella capitale, quali le stampe mariane del Dürer.
Boccaccio Boccaccino fu padre di Camillo Boccaccino, anch'egli pittore.

Andrea di Francesco di Cione

  Andrea del Verrocchio, (Florença1435 - † Veneza10 de Outubro de 1488) foi um artista florentino italianoque esteve ativo durante a Renascença.









Conhecido como
Era escultorourives e pintor, e trabalhou na corte de Lorenzo de Médici. É considerado um dos pintores mais influentes de seu período. Entre seus alunos incluem-se Leonardo da VinciSandro BotticelliPerugino e Ghirlandaio. Também influenciou Michelangelo e foi um escultor de primeira grandeza.
Verrocchio nasceu em Florença em 1435. Andrea começou a trabalhar como ourives na oficina de Giulio Verrocchi, de quem tomou o sobrenome. Não se sabe se foi aprendiz de Donatello. Suas primeiras pinturas são de 1460, quando trabalhava comFilippo Lippi.
Em 1474 e 1475, pintou O Batismo de Cristo, agora na Galeria Uffizi, em Florença. Nesse trabalho, foi ajudado por Leonardo Da Vinci ainda jovem, que terminou a paisagem e o anjo na extrema esquerda. Segundo Giorgio Vasari, Andrea decidiu então nunca mais pintar, pois Leonardo tinha o ultrapassado em técnica e genialidade. Em 1475, Verrocchio começou a se dedicar quase inteiramente àescultura.
Em 1478, Verrocchio começou seu trabalho mais importante, uma estátua equestre de Bartolomeo Colleoni, que tinha morrido três anos antes. O trabalho foi encomendado pela República de Veneza. Era a primeira tentativa de produzir uma estátua com uma das pernas do cavalo não tocando o chão. A estátua é também notável pela expressão firme de comando no rosto de Colleoni. Verrocchio enviou para seus clientes um modelo de cera em 1480 em em 1488, ele finalmente mudou-se para Veneza para ajudar na fundição da estátua. Contudo, ele morreu antes de terminar o trabalho.
dirigiu em Florença um atelie com muitos alunos de pintura. É provável que tenha estudado pintura com Alesso Baldovinetti e escultura com Antonio Rossellino. Em 1467 dava inicio a sua obra mais importante em Florença," Cristo e São Tomé" na fachada de Or San Michelle, concluída em 1483. Sua primeira obra de grande porte foi o suntuoso sepulcro de Pedro e João de Médici na igreja de San Lorenzo em Florença, que foi concluído em em 1472, notável pelo uso de mármore e pórfiro coloridos em associação com ornatos de bronze. Sua morte deixou inacabado o túmulo do cardeal Foteguerri (11476-1488) na catedral de Pistoia, que foi terminado por escultores barrocos do século XVII.